Porquê sua empresa deve adotar a transformação digital

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Atualmente, existe uma avalanche de inovações e novidades tecnológicas. Redes combinadas, BigData, ferramentas de análise avançada, mídias sociais. Essas inovações devem ser utilizadas de forma eficiente, pois, considerar essas inovações não é mais um diferencial, mas sim, primordial.

Todo negócio é digital. Podemos afirmar que é impossível que seu negócio não esteja no mundo virtual, seja ele como caça ou caçador.

Paulo Câmara, Diretor de Digital da CI&T nos conta sobre como o mercado de chicletes tem problemas atualmente por causa dos smartphones:

” Comece a reparar nas filas de Padarias e Supermercados, em quantas pessoas estão pegando chicletes nas gôndolas e quantas estão imersas em seus celulares. Hoje, as vendas de chicletes só caem, porque o maior concorrente do chiclete não são itens presentes nas gôndolas, como o chocolate ou a revista. É o smartphone! ”.

A Transformação começa pela TI!

Gostaria que não fosse necessário dizer que uma transformação digital começa pela TI, mas é preciso sim. O modo como a sua empresa olha para a TI é o ponto mais básico e inicial de uma transformação digital. Justamente pois, deve-se fazer duas perguntas:

  • TI é nível operacional ou estratégico?
  • TI é um custo ou um investimento?

Não são essas duas perguntas que vão transformar seu impacto digital, mas obviamente é por elas que se começa a desenhar o processo.

A TI precisa fazer parte do planejamento estratégico, e quando dizemos estratégico, nos referimos realmente a estratégias de larga escala! Envolvendo todos os executivos de peso, CEOs, CIOs, CFOs e todos os outros que forem responsáveis pelas estratégias empresariais.

A tecnologia não é apenas uma ferramenta para diminuir custos na linha de produção. Ela causa mudanças no modelo de negócios, influencia a experiência do usuário, aproxima clientes e fornecedores e gera insights sobre seu negócio.

A nuvem

A nuvem é próximo passo da transformação digital. Se quando dizemos que as empresas necessitam se adequar as tecnologias, com certeza dizemos sobre soluções em nuvem. A partir do momento que nossas operações são totalmente digitais, com todas as facilidades que a nuvem oferece (Saiba mais aqui), nos adequamos ao mundo digital. Talvez você fique relutante em um primeiro encontro com a ideia da nuvem, mas com certeza entenderá como aplicações integradas facilitam muito o andamento dos processos.             

Perspectiva para o futuro

• Em 2020, mais da metade (55%) dos gastos que as empresas terão com toda a infraestrutura de TI e softwares licenciados ou utilizados serão com base na nuvem.
• Também em 2020, a Internet das Coisas (IoT, saiba mais aqui) representará 10% das iniciativas tecnologias no meio empresarial e, 60% delas utilizará IA e habilidades cognitivas.
• Mais de 50% das receitas dos prestadores de serviço em nuvem serão fiscalizadas por algum tipo de parceiro de negócios chamados Cloud Brokers.
Cada vez mais a realidade aumentada vai fazer parte dos esforços de marketing, melhorando a experiência do consumidor. Em 2018, essa tecnologia somará 30 milhões de usuários na região.

Lembre-se! Sempre precisamos nos adequar ao mercado.

Comentar via Facebook

Comentário(s)