5 livros sobre empreendedorismo para você ler nas férias

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Até o final deste mês de dezembro, vamos apresentar aqui algumas listas com sugestões de leitura

O ano está acabando e, mesmo para quem não vai ter férias para valer, haverá um tempinho de descanso entre o Natal e o Réveillon, devido aos feriados prolongados dessas duas datas comemorativas. Que tal aproveitar para ler um pouco e já renovar o gás para 2016?

Até o final deste mês de dezembro, vamos apresentar aqui algumas listas com sugestões de leitura. Em cada uma, convidaremos um profissional para dar suas dicas. E, para começar, trouxemos nosso colunista Bruno Perin, que deu a dica de quatro livros sobre empreendedorismo e startups que ele considera essenciais.

Bruno é autor do recém-lançado A Revolução das Startups e nós, a propósito, já pedimos licença para inclui-lo aqui na lista também, pois é uma leitura mais que válida. O foco da obra é explicar como funciona o universo startupeiro, de forma simples e descomplicada.

Abaixo, as sugestões de Bruno, com seus reviews sobre cada obra:

Startup Lean – Eric Ries

É o mais famoso livro das Startups. Eric é considerado o pai delas e escreveu esta obra obrigatória para as pessoas que querem começar uma startup. O conceito Lean, da Startup Enxuta, é o que mais revolucionou o mundo dos negócios e nessa obra, o Ries apresenta muito bem como começou a usar essa ideia e as melhores formas de implementar o seu uso em uma Startup. Além da sua história e algumas outras, você consegue pegar nas entre linhas muito de como você funciona esse ambiente.

Business Model Generation – Alexander Osterwalder

É o segundo livro mais famoso das startups. Apesar de ele falar sobre como construir modelos de negócio, é também a base hoje para os amantes do tema. Normalmente todas as startups tem um Canvas – Modelo que você aprende a construir com o livro. As primeiras 100 paginas do livro são fundamentais para você conseguir desenhar sua startup. É a maneira para tira da mente a ideia e desenha-la, e assim conseguir definir por onde começar e no que focar. Diversos outros conceitos e técnicas que podem ser usadas no empreendedorismo de Alto Impacto também são apresentadas ao longo do livro, que tem no design seu grande diferencial.

O manual das Startups – Steve Blank e Bob Dorf

Também um dos maiores nomes sobre o tema, são cruciais as dicas sobre as falhas e acertos de um grande número de startups. Este é o livro mais complexo, amplo e detalhado sobre fazer startups. Basicamente todas as técnicas deste universo são explorados com um profundidade única. Este é um livro ótimo de ler, após ter lido pelo menos um ou dois dos citados anteriormente devido sua amplitude. O grande ponto mestre deste livro é seu detalhamento em pontos importantes como a validação das ideias, o qual tende a ser um ponto critico na hora de empreender.

A Startup de 100 dólares – Chris Guillebeau

Esse acredito ser o livro mais divertido de startups que eu já li. A história é muito interessante sobre como pessoas transformaram hobbies e descobriram negócios no dia-a-dia. O foco aqui são negócios pequenos, que começaram com muito pouco e foram crescendo, alguns preferiram se manter pequenos. Uma leitura divertidíssima e valiosa.

Fonte: administradores

Comentar via Facebook

Comentário(s)