5 dicas para se proteger contra ataques de ransomwares

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

O mercado corporativo tem sido o alvo preferido dos desenvolvedores de ransomwares, especialmente as pequenas e médias empresas, que nem sempre contam com um setor de Tecnologia da Informação.
Uma pesquisa realizada por uma empresa da área de TI constatou que, em apenas um ano, o número de ataques a empresas subiu de 27 mil para 158 mil.
Como o principal alvo dos criminosos virtuais são as PMEs, quando há ataques, geralmente as organizações perdem dados ou têm suas atividades paralisadas.
Para lidar com isso, a empresa precisa estar preparada (leia mais sobre a ameaça dos ransomwares aqui). É importante ressaltar que pagar o “resgate” do sequestro de informações não garante sua recuperação e ainda “incentiva” a continuidade destes ataques.
Como os ransomwares atacam por meios diversos, os colaboradores das empresas devem ser orientados a não abrir emails de desconhecidos, atentarem para as páginas da web que eles frequentam, não conectar dispositivos USB em máquinas desprotegidas, entre outras medidas.

Confira 5 dicas preciosas para colocar em prática na sua empresa e proteger-se contra os ataques crescentes de ransomwares:

1. faça cópias de backup dos arquivos mais importantes periodicamente. Tenha um backup na nuvem e outro em um servidor adicional;

2. use serviços de provedores conhecidos e que investem em segurança;

3. não use softwares de segurança ou antimalwares gratuitos. Estas medidas não são suficientes;

4. não fique vulnerável: atualize sistemas operacionais, navegadores, antivírus e demais aplicativos;

5. esteja protegido: conte com os serviços de uma integradora como a Gêneses, para cuidar do setor de TI da sua empresa.

Symantec EndPoint Protection – Esta é a ferramenta sugerida pela Gêneses para empresas que precisam de segurança, alto nível de desempenho e gerenciamento inteligente para ambientes físicos e virtuais. Entre seus benefícios estão cinco camadas de proteção: rede, arquivo, reputação, comportamento e correção.

Para saber mais, acesse: http://geneses.com.br/symantec/

 

 

 

 

 

Fontes:
http://computerworld.com.br/cinco-regras-simples-para-proteger-se-contra-ataques-de-ransomwares
http://geneses.com.br/symantec/

Comentar via Facebook

Comentário(s)